quinta-feira, 13 de setembro de 2012




Tipos de reprodução
> O brotamento e a fragmentação são exemplos de reprodução assexuada. nas briófitas, os gametófitos podem sofrer fragmentação e os pedaços originam novos gametófitos. Em algumas espécies de pteridófitas e de angiospermas, há brotamento de folhas e raízes a partir de pontos vegetativos do caule que cresce paralelo à superfície ou logo abaixo dela.
> Evolutivamente, é possível que houve a substituição da fase gametofítica, como fase dominante, pela fase esporofítica; a independência da água líquida para a fecundação; o aparecimento da semente e o aparecimento do fruto.
> As briófitas dependem da água para completar seu ciclo de reprudução sexuada.
> As pteridófitas também dependem da água líquida para completar o ciclo de reprodução sexuada.

> As fanerógamas – grupo que reúne as gimnospermas e as angiospermas – produzem semente e os gametas masculinos não precisam do meio líquido para encontrar os gametas femininos, sendo transportados de diversas formas, no processo denominado polinização.
> Nas gimnospermas, o microstrobilo ( estróbilo masculino) é um ramo diferenciado que reúne vários microsporofilos, os quais produzem os micrósporos haploides que originarão os grãos de pólen. Cada grão de pólen contém um microgametófito imaturo em seu interior. O megasporofilo (estróbilo feminino) contém o megasporângio, no interior do qual ocorre a produção de megásporo que originará o megagametófito. O desenvolvimento do megagametófito no interior do megasporângio resultará na constituição do óvulo.
> As flores das angiospermas são as estruturas reprodutoras; nelas está presente o ovário que contém os óvulos. Os óvulos originam as sementes e os ovários, os frutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário