quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atividade–Caiu no SARESP

 

Atividade – Questões do SARESP – Profª Tânia – Biologia - 2012.

Questão 01

Os fósseis são evidências importantes para a evolução. Tanto os fósseis como as evidências anatômicas indicaram que aves, tartarugas, crocodilianos, lagartos e cobras estão relacionados evolutivamente de forma diferente da classificação tradicional. O cladograma a seguir ilustra as relações evolutivas entre esses grupos.

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Analisando o cladograma, pode-se concluir que:

A)

A seria o ancestral comum de aves, tartarugas e lagartos.

B)

B seria o ancestral comum de lagartos, serpentes e crocodilianos.

C)

C seria o ancestral comum de todos os animais citados.

D)

A seria o ancestral mais aparentado com lagartos do que o ancestral B.

E)

C seria o ancestral comum com origem evolutiva mais recente do que o ancestral B.

Questão 02

Para compreender a origem da vida na Terra, é necessário compreender a origem das células, uma vez que toda vida conhecida está organizada a partir das células ou, como ocorre no caso dos vírus, depende das células para se manter e reproduzir.

As diferentes teorias a respeito da origem e evolução celular indicam que as primeiras células surgiram em um ambiente inóspito, pobre em oxigênio, conhecido como sopa pré-biótica, onde ocorria síntese espontânea de biomoléculas complexas que eram utilizadas por essas células.

Considerando essas informações e a baixa complexidade das primeiras células, é correto afirmar que elas se caracterizavam como:

A) Procariotas autótrofas, por serem capazes de produzir seu próprio alimento

B) Eucariotas heterotróficas, por se alimentarem de compostos orgânicos do meio

C) Eucariotas autótrofas, por conseguirem energia do Sol por meio da fotossíntese

D) Procariotas heterotróficas, por se alimentarem de compostos orgânicos do meio

Questão 03

Leia o fragmento do texto a seguir, escrito pelo médico e botânico Jean Baptiste Van Helmont (1577 – 1644).

“... colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos ...”

Com base no texto, é possível afirmar que, durante este período, existia a ideia de que os seres vivos

A) Só surgem através de mecanismos de reprodução

B) Poderiam surgir a partir da matéria sem vida

C) Se modificam ao longo do tempo

D) São provenientes de outros locais do Universo

Questão 04

Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos.

A tabela abaixo mostra a diferença de sequência de aminoácidos no citocromo C de algumas espécies em relação ao ser humano.

Espécie

Aminoácidos diferentes em

Relação ao ser humano

chimpanzé

0

gorila

1

cachorro

11

galinha

13

cascavel

14

atum

21

inseto

31

fungo

48

Essa é uma evidência bioquímica que mostra que

A) existe pouca diferença genética entre todas as espécies

B) os répteis estão mais próximos dos fungos que das aves

C) o chimpanzé é o animal geneticamente mais próximo do ser humano.

D) o ser humano descende dos grandes macacos do continente africano

E) cachorros são mais próximos dos seres humanos do que gorilas

Questão 05

As angiospermas, além de apresentarem frutos, em muitos casos possuem flores cujas pétalas são coloridas, vistosas e perfumadas.

Flores com essas características representam uma vantagem adaptativa para o grupo porque

A) produzem muito mais pólem que qualquer gimnosperma

B) atraem agentes polinizadores como pássaros e insetos

C) independem da atuação de qualquer agente polinizador

D) sempre realizam a autofecundação, dando origem a muitos frutos

E) suas cores são um alerta de que elas são muito tóxicas

Questão 06

Até há poucos anos não se sabia a relação existente entre a nossa espécie (Homo sapiens) e o Homo neanderthalensis. As últimas descobertas de fósseis e a análise de DNA de ambas as espécies permitiram a construção de novas árvores filogenéticas como a que segue.

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A partir da análise dessa representação, pode-se afirmar que o

A) Homo sapiens se originou do Homo neanderthalensis

B) Homo neanderthalensis se originou do Homo sapiens

C) Homo neanderthalensis é uma subespécie do Homo sapiens

D) Homo sapiens e Homo neanderthalensis têm uma origem comum

E) Homo erectus não apresenta parentesco com os demais hominídeos

Questão 07

A cultura de tecidos vegetais permite a propagação assexuada em larga escala de várias espécies, como por exemplo, de orquídeas e violetas. Através dessa técnica, é possível obter até milhares de plantas idênticas, a partir de fragmentos de tecido de uma única planta.

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A produção de plantas por meio dessa técnica apresenta como desvantagem

A) a redução do tamanho da planta

B) a redução da variabilidade genética

C) o aumento dos custos com o plantio

D) o aumento da variabilidade genética

E) a estabilização do número de mutações

Questão 08

Muitos cientistas discutem se os vírus são seres vivos ou não. Alguns os classificam como seres vivos por serem capazes de transmitir suas características para novas gerações, enquanto outros acham que eles não podem ser considerados vivos por não apresentarem uma característica fundamental das formas vivas, ou seja, a presença de

A) patas

B) pele

C) proteínas

D) células

Questão 09

Sexo seguro é o nome dado à prática de sexo sem o risco de que as pessoas envolvidas sejam contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

esta segurança só pode ser atingida através da prática sexual com parceiro (a) comprovadamente sadio ( a) ou quando ocorre sem o contato de fluídos corpóreos, como esperma, secreção vaginal e sangue.

Fonte: <http:// www.dst.com.br>. (adaptado)

Sobre esse assunto, podemos afirmar que:

A) a camisinha (ou preservativo) atua prevenindo a gravidez, mas não as DSTs

B) ao evitar o contato entre o esperma e a vagina, também prevenimos a gravidez

C) as DSTs são doenças muito raras, apenas grupos de risco podem apresentá-las

D) apenas a mulher pode contrair DSTs ao fazer sexo com troca de fluídos corpóreos

Questão 10

Para um organismo ser saudável, é importante ter uma dieta equilibrada. No caso dos carboidratos, o principal substrato energético do nosso organismo, eles devem constituir de 60% a 70% da nossa alimentação diária. Para isso devemos ingerir, como fonte de carboidratos, alimentos como:

A) frutas e legumes

B) carnes e ovos

C) laticínios e oléos vegetais

D) pães e massas

 

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