sábado, 15 de setembro de 2012

Divisão celular

 

Ciclo celular e mitose

>> O ciclo celular é dividido em interfase e divisão celular. A interfase representa cerca de 95% do tempo de vida de uma célula, sendo subdividida nas fases:

> G1 – não há atividade relacionada com o processo de divisão celular (a letra G deriva da palavra inglesa gap, que significa intervalo).

> S – ocorre a duplicação do DNA, fundamental para a divisão celular (a letra S deriva da palavra síntese, que no caso é de DNA).

> G2 – a síntese de DNA já se completou; é a  fase que antecede a mitose.

Divisão Celular

     A divisão celular propriamente dita envolve processos de divisão do núcleo e do citoplasma (citocinese). A citocinese das células animais é centrípeta e a dos vegetais, centrífuga.

     A mitose é um dos mais importantes e o que possibilita a existência e a manutenção da vida. Para os organismos formados por uma única célula, é por meio da mitose que se da a reprodução, e , para aqueles formados por muitas células, como as plantas e os animais, é por meio da mitose que ocorrem o crescimento e a manutenção do organismo.

     Por meio da mitose, o embrião humano se desenvolve. Em 24 horas, uma única célula dá origem a duas; depois a outras e mais outras, em 39 semanas, haverá um indivíduo completo, formado por trilhões de células.

     Evento semelhante acontece com os vegetais, que se origina de uma semente ou que recupera os seus galhos, folhas e frutos após a poda. Isso só é possível porque as células se dividem por mitose, dando origem a outras iguais.

     no corpo humano  a mitose não ocorre do mesmo modo em todas as células. Enquanto células embrionárias se dividem em poucas horas, células do esôfago levam dias para realizar o mesmo processo, as células nervosas e musculares adultas nunca se dividem. Por isso é que lesões em células nervosas podem ser fatais, e doenças que levam à degeneração dessas células, como Alzheimer e Parkinson, são irreversíveis.

     Esquema da mitose

002

O uso da colchicina durante a divisão celular

     A colchicina é uma substância utilizada experimentalmente em Citologia para interromper a mitose na metáfase, fase em que os cromossomos se encontram no máximo de sua conden~sação. Com isso, é possível estudar o número, a forma e o tamanho dos cromossomos das células de diferentes espécies.

     A colchicina atua especificamente sobre o fuso, impedindo que os microtúbulos se organizem. Portanto, a divisão celular progride só até a metáfase, não ocorrendo anáfase.

 

Mitose e Câncer

     A mitose também é um dos processos envolvidos na formação de um tumor. Qualquer problema em uma das etapas do ciclo celular pode levar à multiplicação descontrolada das células e ao surgimento de tumores. Esse tumor pode ficar restrito a determinado local ou alcançar a corrente sanguínea, dando origem às metástases.

 

001

 

Ultravioleta e câncer

     As autoridades de todo o mundo mostram-se alarmadas com o grande aumento da incidência do câncer de pele. A frequência do melanona dobrou na última década na Austrália, a campeã do câncer cutâneo, mas fato idêntico ocorreu no norte da Europa. […]

     Alguns sem dúvida procurarão atribuir essa explosão à rarefação da camada de ozônio que periodicamente ocorre na estratosfera. […] Mas é relativamente pequena a contribuição dessa rarefação, embora as medidas tomadas contra o uso de clorofluorcarbonados e outros produtos que para ela concorrem tenham diminuído um pouco a incidência do carcinoma. […]

     O maior responsável pelo crescimento do câncer de pele, segundo especialistas dos EUA, é o hábito de expor o corpo por muito tempo ao sol, nas praias e também em salões de bronzeamento.

     Os três principais tipos de câncer cutâneo (o carcinoma escamocelular, o basal e o melanoma) desenvolvem-se na epiderme, que é a camada externa da pele. […]

     As células epidérmicas tornam-se malignas quando o seu DNA (material genético) se divide sem controle. Essa transformação pode ter muitas causas, como exposição excessiva ao raios X, queimaduras, irritações repetidas ou doenças infecciosas. Maso culpado mais comum é a radiação ultravioleta. […] Convém lembrar que o UV exerce ação supressiva do sistema imune que talvez explique em parte a sensibilidade das células a seus efeitos. A hereditariedade também pode contribuir para o aparecimento do câncer.

     Os carcinomas basais raramente formam metástases (disseminação do tumor a outros pontos), ao contrário  dos escamosos. Os melanomas também produzem metástase, mas sua origem muitas vezes é diferente. Eles podem aparecer em àreas de pele geralmente cobertas pelo vestuário e resultam de episódios repetidos de queimaduras solares com formação de bolhas.

Reis,José. Ultravioleta e câncer. Folha de Sâo Paulo, 2 jan. 2000.

 

Fonte:

Sônia Lopes e Sergio Rosso – volume único – Ed. Saraiva

Caderno de revisão – Biologia – Ed. Moderna

Caderno do aluno – Vol. 1 – 2ª série EM – SEE – SP.

 

natureza

                                                                                                                                                                                   Rosa vermelha Tânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário