quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Citoplasma

 

 

     Estudos microscópicos dos seres vivos têm revelado a existência de milhares de tipos de células. Apenas no corpo humano, já foram identificados cerca de 300 tipos celulares diferentes.

Exemplos:

>>Células nervosas cujas expansões percorrem o corpo como cabos elétricos transmitindo informações de um local para outro;

 

>> Células musculares que possuem internamente feixes de proteínas capazes de se contrair e produzir os movimentos corporais;

 

>> Células especiais da pele – os melanócitos – que produzem melanina, um pigmento escuro que absorve a radiação ultravioleta da energia solar e evita danos ao organismo.

 

 

     Apesar da diversidade todas as células compartilham ao menos três características:

a) membrana plasmática, que isola o conteúdo celular do ambiente externo e controla a passagem de substâncias;

b) contêm, citoplasma ( do grego Kytos, célula e plasma, líquido), formado por um líquido viscoso (citosol) e por estruturas e substâncias necessárias às funções vitais;

c) possuem material genético (DNA), no qual estão inscritas informações em código que controlam todo o funcionamento celular.

 

 

O citoplasma das células procarióticas

     Células procarióticas, presentes apenas em bactérias e arqueas.

     O citoplasma é todo ambiente celular delimitado pela membrana plasmática. Ele constitui-se de um líquido viscoso e semitransparente, o citosol, composto por 80% de água e por milhares de tipos de proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons etc. Mergulhados no citosol, há uma ou mais moléculas de DNA e milhares de ribossomos, estruturas granulosas especializadas na produção de proteínas.

 

 

 

O citoplasma das células eucarióticas

     O citoplasma das células eucarióticas, definido como região localizada entre a membrana plasmática e o envoltório do núcleo, contém um fluído semelhante ao das células procarióticas e também chamado citosol. nele há diversas estruturas denominadas organelas citoplasmáticas, que atuam como pequenos órgãos.

 

 

 

doll_bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário