sexta-feira, 27 de abril de 2012

Classificação e parentesco evolutivo

 

>> De acordo com a sistemática moderna, o processo de evolução dos seres vivos é responsável pela diversidade biológica. Assim, todas as espécies compartilham ancestrais comuns, e as semelhanças entre elas são reflexo desse processo evolutivo.

 

>> As relações de parentesco entre grupos de seres vivos podem ser representadas em diagramas – atualmente chamados árvores filogenéticas – compostos por linhas que se dividem sucessivamente. Cada divisão indica que uma espécie ancestral deu origem a novas espécies. As espécies atuais estão representadas na ponta de cada ramo da árvore filogenética e, quanto mais se aproxima da base, mais antigo é o ancestral.

 

Relações de parentesco e classificação de alguns animais da ordem Perissodactyla.

 

F10-3

     Na parte superior esquerda da árvore, asno, cavalo e zebra teriam como ancestral comum um representante do gênero Equus, que originou todas as espécies de equinos. Se “descermos” pela árvore filogenética a partir do ancestral dos equinos, encontraremos sua relação de parentesco com os animais da ordem Perissodactyla, que reúne também a família Tapiridae (antas) e a família Rhinaceratidae (rinocerontes).

 

>> A cladística é um método utilizado para estabelecer relações filogenéticas entre os seres vivos, e procura reunir em um mesmo grupo apenas  organismos que compartilham uma história evolutiva comum [ clado]. Grupo de espécies que apresentam um ancestral comum exclusivo [clado] são denominados monofiléticos. Já os grupos de espécies que descedem de ancestrais distintos são chamados de polifiléticos.

>> Grupos monofiléticos compartilham características chamadas apomorfias ou características derivadas. Essas características são novidades evolutivas que não estavam presentes no ancestral comum e surgiram por modificação de uma condição mais antiga, chamada plesiomorfia ou característica primitiva. Por exemplo, pelo e glândulas mamárias são apomorfias de mamíferos, dessa forma, todo animal que apresenta pelo e glândulas mamárias é incluído no clado Mammalia. 

 

>> A cladística apresenta as relações de parentesco entre os seres vivos em diagramas semelhantes às árvores filogenéticas, denominadas cladogramas.

006

Exemplos:

árvore filogénetica - exemplo

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo destinado a 3ª série do Ensino Médio.

2 comentários:

  1. Muito bom,. Obrigado por tal formação.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, é bem resumido e para quem tem dificuldade como eu é muito bom ler esse site para dar uma esclarecida nesse assunto

    ResponderExcluir