O sistema de classificação mais utilizado foi sugerido pelo biólogo americano whittaker (em 1969) e modificado pelas biólogas Margulis e Schwartz (na década de 1980), e reúne os seres vivos em cinco grandes reinos:
1) Reino Monera: reúne seres procarióticos e unicelulares, autotróficos ou heterotróficos. Inclui as bactérias e as arqueas.
2) Reino Protista: reúne organismos com origens evolutivas diferentes. Inclui os protozoários (seres eucarióticos, unicelulares e heterotróficos) e as algas (seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares e autotróficos fotossintetizantes).
Protozoário
Algas
3) Reino Fungi: inclui os fungos, seres eucarióticos, uni ou multicelulares, que se assemelham às algas na organização e na reprodução, mas diferem delas por serem heterotróficos.
4) Reino Plantae: reúne as plantas, eucarióticas, multicelulares e autotróficas fotossintetizantes. O que caracteriza esse reino é o fato de seus representantes formarem embriões multicelulares compactos que, no início do desenvolvimento, retiram alimento diretamente da planta genitora, ou seja, são dependentes do organismo materno.
5) Reino Animalia: reúne os animais, seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos. esse grupo apresenta variedade de organismos, desde os mais simples, como os poríferos, até os mais complexos, como os cordados, grupo ao qual pertencemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário