Sistemática é o ramo que estuda a diversidade biológica ou biodiversidade, isto é, os tipos e as variações existentes entre os seres vivos.
Assim, a Sistemática apresenta seus resultados por meio da classificação biológica ou taxonomia , um sistema sintético que organiza os seres vivos em categorias hierárquicas – as categorias taxonômicas ou táxons - em que categorias menores estão incluídas em categorias maiores.
Karl Von Linnée (1707 – 1778)
Um dos méritos de Lineu foi associar à classificação dos seres vivos um sistema bem planejado para lhes dar nomes, ou seja, uma nomenclatura biológica.
Nomenclatura científica
Seu objetivo é fazer com que cada espécie seja conhecida por um único nome, eliminando-se as diferenças de idiomas e os regionalismos, bem como as impressões dos nomes vulgares. Utiliza-se um sistema binomial: o nome científico é composto de 2 termos, escritos em latim, com destaque (em itálico ou sublinhado ). O primeiro termo, correspondente ao gênero, deve ser escrito com inicial maiúscula; o segundo, que é o nome específico, escreve-se com inicial minúscula, sempre acompanhado do primeiro.
Exemplos:
Canis familiaris
Homo sapiens
Ursus maritimus
Musa acuminata
Tabebuia alba
Nenhum comentário:
Postar um comentário