Atividade do Caderno do Aluno 3ª série – Vol 1 – SEE – SP
Inclassificáveis
Arnaldo Antunes
que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?
aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crioulos guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs
somos o que somos
inclassificáveis
não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não há sol a sós
aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.
somos o que somos
inclassificáveis
que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,
não tem cor, tem cores,
não há sol a sós
egipciganos tupinamboclos
yorubárbaros caratais
caribocarijós orientapuias
mamemulatos tropicaburés
chibarrosados mesticigenados
oxigenados debaixo do sol
by Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda. / Rosa Celeste Empreendimentos Artísticos Ltda.
Questões
1) Sobre qual espécie a música faz referência? Como é possível perceber isso?
2) Nas estrofes 3, 4, 8 e 13, que recurso o autor utiliza para defender a ideia de que somos inclassificáveis?
3) A partir do texto, é possível afirmar que somos inclassificáveis apenas pela cor da pele?
4) Qual é a tese defendida por Arnaldo Antunes em sua música “Inclassificáveis”?
5) Qual é a sua opinião sobre o tema?
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