terça-feira, 13 de março de 2012

Inclassificáveis ( 3ª série - EM)



Aula 01- Atividade–Inclassificáveis (3ª série–EM)

 

Atividade do Caderno do Aluno 3ª série – Vol 1 – SEE – SP

 

Inclassificáveis

                                                                Arnaldo Antunes

 

que preto, que branco, que índio o quê?

que branco, que índio, que preto o quê?

que índio, que preto, que branco o quê?

 

que preto branco índio o quê?

branco índio preto o quê?

índio preto branco o quê?

 

aqui somos mestiços mulatos

cafuzos pardos mamelucos sararás

crioulos guaranisseis e judárabes

 

orientupis orientupis

ameriquítalos luso nipo caboclos

orientupis orientupis

iberibárbaros indo ciganagôs

 

somos o que somos

inclassificáveis

 

não tem um, tem dois,

não tem dois, tem três,

não tem lei, tem leis,

não tem vez, tem vezes,

não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

 

aqui somos mestiços mulatos

cafuzos pardos tapuias tupinamboclos

americarataís yorubárbaros.

 

somos o que somos

inclassificáveis

 

que preto, que branco, que índio o quê?

que branco, que índio, que preto o quê?

que índio, que preto, que branco o quê?

 

não tem um, tem dois,

não tem dois, tem três,

não tem lei, tem leis,

não tem vez, tem vezes,

não tem deus, tem deuses,

não tem cor, tem cores,

não há sol a sós

 

egipciganos tupinamboclos

yorubárbaros caratais

caribocarijós orientapuias

mamemulatos tropicaburés

chibarrosados mesticigenados

oxigenados debaixo do sol

 

by Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda. / Rosa Celeste Empreendimentos Artísticos Ltda.

 

Questões

1) Sobre qual espécie a música faz referência? Como é possível perceber isso?

 

2) Nas estrofes 3, 4, 8 e 13, que recurso o autor utiliza para defender a ideia de que somos inclassificáveis?

 

3) A partir do texto, é possível afirmar que somos inclassificáveis apenas pela cor da pele?

 

4) Qual é a tese defendida por Arnaldo Antunes em sua música “Inclassificáveis”?

 

5) Qual é a sua opinião sobre o tema?

 

A centelha da vida ( 2ª série - EM)



A química da vida (2ª série - EM)



Aula 01–Componentes químicos da célula (2ª série–EM)

 

 

  • Água - 70% do volume celular é composto por água, que dissolve e transporta materiais na célula e participa de inúmeras reações bioquímicas.
  • Sais minerais - São reguladores químicos.
  • Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.
  • Lipídios - Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e fornecimento de energia através da oxidação.
  • Proteínas - Compostos formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que constituem polipeptídios (cadeias de aminoácidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua função é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.
  • Ácidos Nucléicos - Compostos constituídos por cadeias de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácido fosfórico.
  • Ácido Desoxirribonucléico (DNA) - Molécula em forma de hélice formada por duas cadeias complementares de nucleotídeos. O DNA é responsável pela transmissão hereditária das características.
  • Ácido Ribonucléico (RNA) - Molécula formada por cadeia simples de nucleotídeos. O RNA controla a síntese de proteínas.
  • Trifosfato de Adenosina (ATP) - Tipo especial de nucleotídeo, formado por adenina, ribose e três fosfatos. Tem a função de armazenar energia nas ligações fosfato.

 

Cenário pequeno

segunda-feira, 12 de março de 2012

Aula 01–Categorias taxonômicas (3ª série–EM)

 

Cenário pequeno

>> A categoria taxonômica (táxon) básica é a espécie , que pode ser definida como um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de cruzar entre si e produzir descendentes férteis em condições naturais.

Categorias taxonômicas

Espécie < Gênero < Família < Ordem < Classe < Filo ou Divisão < Reino.

Exemplos:

Garça – branca

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Cicaniiformes

Família: Ardeidae

Gênero: Casmerodius

Espécie: Casmerodius alba

 

pau – brasil

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Fabales

Família: Caesalpiniaceae

Ordem: Caesalpinia

Espécie: Caesalpinia echinata

 

Gif cachorro

Aula 01–Classificação dos Seres Vivos (3ª série EM)

 

Sistemática é o ramo que estuda a diversidade biológica ou biodiversidade, isto é, os tipos e as variações existentes entre os seres vivos.

 

biologia 3

     Assim, a Sistemática apresenta seus resultados por meio da classificação biológica ou taxonomia , um sistema sintético que organiza os seres vivos em categorias hierárquicas – as categorias taxonômicas ou táxons -  em que categorias menores estão incluídas em categorias maiores.

Karl Von Linnée (1707 – 1778)

     Um dos méritos de Lineu foi associar à classificação dos seres vivos um sistema bem planejado para lhes dar nomes, ou seja, uma nomenclatura biológica.

 

Nomenclatura científica

     Seu objetivo é fazer com que cada espécie seja conhecida por um único nome, eliminando-se as diferenças de idiomas e os regionalismos, bem como as impressões dos nomes vulgares. Utiliza-se um sistema binomial: o nome científico é composto de 2 termos, escritos em latim, com destaque (em itálico ou sublinhado ). O primeiro termo, correspondente ao gênero, deve ser escrito com inicial maiúscula; o segundo, que é o nome específico, escreve-se com inicial minúscula, sempre acompanhado do primeiro.

Exemplos:

Canis familiaris

 

Homo sapiens

 

Ursus maritimus

Musa acuminata

 

Tabebuia alba

 

11089

Aula 01 - Animação célula 3D (2ª série - EM)



sexta-feira, 9 de março de 2012

Aula 01 - A Célula



Aula 01–A Organização Celular da Vida

 

ecology,world-0f4b67b78f7b64b06c7b16b936b86450_h

O que todos os seres vivos têm em comum?

 

     Todos os seres vivos exceto os vírus, são constituídos de células.

 

     Em 1665, o cientista Robert Hooke observou ao microscópio um delgado corte de cortiça e percebeu suas numerosas cavidades, por ele denominadas células.

 

 

Célula Procarionte

 

     As células procarióticas ( do grego protos, primitivo e Karyon, núcleo) são simples, seu citoplasma não têm estruturas membranosas, nem núcleo; o material genético encontra-se se encontra em uma região da célula chamada nucleoide.

 

Célula Eucarionte

 

    

     As células eucarióticas ( do grego eu, verdadeiro, e karyon, núcleo) têm citoplasma repleto de canais, bolsas e outras estruturas membranosas, sendo uma delas o núcleo.

 

 

 

 

Células eucariontes

Animal

 

 

 

Vegetal

  

 

 

arvores2