terça-feira, 13 de março de 2012

Aula 01- Atividade–Inclassificáveis (3ª série–EM)

 

Atividade do Caderno do Aluno 3ª série – Vol 1 – SEE – SP

 

Inclassificáveis

                                                                Arnaldo Antunes

 

que preto, que branco, que índio o quê?

que branco, que índio, que preto o quê?

que índio, que preto, que branco o quê?

 

que preto branco índio o quê?

branco índio preto o quê?

índio preto branco o quê?

 

aqui somos mestiços mulatos

cafuzos pardos mamelucos sararás

crioulos guaranisseis e judárabes

 

orientupis orientupis

ameriquítalos luso nipo caboclos

orientupis orientupis

iberibárbaros indo ciganagôs

 

somos o que somos

inclassificáveis

 

não tem um, tem dois,

não tem dois, tem três,

não tem lei, tem leis,

não tem vez, tem vezes,

não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

 

aqui somos mestiços mulatos

cafuzos pardos tapuias tupinamboclos

americarataís yorubárbaros.

 

somos o que somos

inclassificáveis

 

que preto, que branco, que índio o quê?

que branco, que índio, que preto o quê?

que índio, que preto, que branco o quê?

 

não tem um, tem dois,

não tem dois, tem três,

não tem lei, tem leis,

não tem vez, tem vezes,

não tem deus, tem deuses,

não tem cor, tem cores,

não há sol a sós

 

egipciganos tupinamboclos

yorubárbaros caratais

caribocarijós orientapuias

mamemulatos tropicaburés

chibarrosados mesticigenados

oxigenados debaixo do sol

 

by Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda. / Rosa Celeste Empreendimentos Artísticos Ltda.

 

Questões

1) Sobre qual espécie a música faz referência? Como é possível perceber isso?

 

2) Nas estrofes 3, 4, 8 e 13, que recurso o autor utiliza para defender a ideia de que somos inclassificáveis?

 

3) A partir do texto, é possível afirmar que somos inclassificáveis apenas pela cor da pele?

 

4) Qual é a tese defendida por Arnaldo Antunes em sua música “Inclassificáveis”?

 

5) Qual é a sua opinião sobre o tema?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário