>> Membrana plasmática: presente em todas as células, tem composição lipoproteica: duas camadas de fosfolipídios com proteínas associadas.
O modelo de estrutura da membrana plasmática aceito atualmente é o modelo do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicolson em 1972.
A membrana plasmática apresenta semipermeabilidade: controla a entrada e a saída de substâncias das células.
>> Glicocálix: é um revestimento externo da membrana plasmática formado por glicolipídios e glicoproteínas, encontrado em células animais e em alguns protozoários. está envolvido com a adesão celular e cria um ambiente químico particular ao redor da célula.
>> Parede celular: localiza-se externamente à membrana plasmática e está relacionada principalmente à sustentação da célula de plantas, algas, fungos e bactérias. Em plantas e algas é composta pelo polissacarídeo celulose.
Transporte através da membrana
>> Transporte passivo: ocorre a favor do gradiente de concentração, sem gasto de energia.
>Difusão: é a passagem de substâncias através de uma membrana permeável a favor do gradiente de concentração, ou seja, da região de maior concentração para a de menor concentração.
Ex: troca gasosa entre sangue e tecidos.
> Difusão facilitada: também ocorre a favor do gradiente de concentração, mas depende de proteínas transportadoras localizadas na membrana plasmática.
Ex: entrada de glicose nas células
> Osmose: é um caso particular de difusão, onde o solvente (água) se desloca através da membrana, uma vez que ela é impermeável ao soluto.
Ex: hemácias murcham quando colocadas em solução hipertônica.
Temperando saladas
Você já deve ter temperado saladas para alimentação usando basicamente vinagre ou limão, sal e azeite.
Por experiência própria, você já deve ter observado que, algum tempo depois de terem sido temperadas, as verduras murcham.
Isso acontece porque, ao temperarmos a salada, estamos submetendo as células das verduras a um meio hipertônico, o que faz com que as células dos componentes da salada percam, por osmose, água para o meio e murchem.
>> Transporte ativo: é feito contra o gradiente de concentração e, por isso, demanda gasto de energia (ATP).
> Bomba de sódio-potássio: mantém uma diferença de concentração entre os meios extra e intracelular, com gasto de energia. Também depende de transportadores proteicos da membrana plasmática.
Ex: manutenção da diferença de potencial nas duas fases da membrana da célula.
>> Endocitose
> Fagocitose: é um processo de ingestão de partículas grandes, tais como microorganismos e restos de outras células.
> Pinocitose: ingestão de moléculas dissolvidas em água, tais como polissacarídeos e proteínas.
> Exocitose: eliminação de secreções e resíduos do material digerido dentro da célula.
Quadro resumo: Endocitose
Nenhum comentário:
Postar um comentário