quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Divisão Celular: Meiose

 

 

> A meiose é um processo reducional de divisão celular : as quatro células-filhas formadas têm a metade do número de cromossomos da célula-mãe inicial. Isso ocorre porque o processo meiótico envolve uma única duolicação cromossômica (na fase S da interface) com duas divisões nucleares consecutivas (meiose I e meiose II).

> A prófase I é a fase geralmente mais longa da meiose, sendo subdividida em leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. A permutação (crossing-over) entre os cromossomos homólogos ocorre no paquíteno, sendo os quiasmas visualizados na fase seguinte – no diplóteno.

> Nos animais, a meiose é responsável pela formação dos gametas; nas plantas, pela formação dos esporos.

 

 

Resumo comparativo das Fases da Mitose com as da Meiose

 

Fases

Mitose I

Meiose I

Prófase

Cromossomos homólogos

Não se emparelham

Cromossomos homólogos

Emparelham-se

Metáfase

Placa equatorial formada pelos

Cromossomos duplicados e não emparelhados

Placa equatorial formada pelas tétrades

(pares de homólogos duplicados e

Emparelhados)

Anáfase

Ocorre a separação dos centrômeros

Não ocorre a separação dos centrômeros

Telófase

Em cada polo da célula encontram-se 2n

cromossomos não duplicados

Em cada polo da célula encontram-se n

Cromossomos duplicados: são as díades.

Consequências da não-disjunção dos cromossomos na meiose humana

     A meiose é um processo complexo e erros na disjunção (separação) dos cromossomos homólogos na meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II levam à formação de gametas com número anormal de cromossomos.

 

     Se um desses gametas for fecundado por um gameta normal, será formado um zigoto com número anormal de cromossomos. Essas alterações no número de cromossomos são chamadas aneuploidias e são consideradas mutações cromossômicas numéricas.

     Nas aneuploidias pode haver um númeromaior ou menor de cromossomos. Por exemplo: quando há um cromossomo a mais, totalizando 47 cromossomos, fala-se em trissomia; quando há um cromossomo a menos, totalizando 45 cromossomos, fala-se em monossomia.

     A alteração pode acontecer  nos cromossomos sexuais, que são os relacionados com a determinação do sexo, ou nos demais cromossomos, chamados autossômicos. Quando a alteração envolve os autossomos, a anomalia não está relacionada ao sexo, podendo ocorrer tanto no sexo feminino quanto no masculino. Quando ocorrer nos cromossomos sexuais, as anomalias estão relacionadas ao sexo.

Aneuploidias

>> Síndrome de Down ou mongolismo

     Os indivíduos possuem um cromossomo a mais no par 21 (trissomia do 21). Alguns dos sinais clínicos dessa síndrome são: cabeça pequena, com a face achatada; olhos com os cantos externos puxados para cima; boca pequena, mas língua de tamanho norma; dentição irregular; pescoço curto e largo; baixa estatura; dedos curtos; linha reta na palma da mão; coeficiente intelectual baixo. Cariótipo com 47 cromossomos.

>> Síndrome de Patau

     Os indivíduos possuem um cromossomo a mais no par 13 (trissomia do 13). Alguns dos sinais clínicos dessa síndrome são: cabeça pequena; olhos afastados; orelhas malformadas; defeitos sérios no coração e nos sistemas digestório, genital e urinário. geralmente os portadores dessa síndrome sobrevivem até cerca de 3 anos de idade. Cariótipo com 47 cromossomos.

>> Síndrome de Edwards

     Os indivíduos possuem um cromossomo a mais no par 18 (trissomia do 18). Alguns dos sinais clínicos dessa síndrome são: cabeça pequena e estreita; olhos afastados; boca e queixo pequenos; pés deformados; anomalias graves no coração, nos rins e no sistema genital. Geralmente os portadores sobrevivem até cerca de 1 ano de idade. Cariótipo com 47 cromossomos.

>> Síndrome de Klinefelter

     Os indivíduos possuem dois cromossomos X e um Y e são todos do sexo masculino. Alguns dos sinais clínicos são: testículos pequenos; ausência de espermatozóides e, em alguns casos mamas mais evidentes. Cariótipo: 47,XXY ( o que indica que há 47 cromossomos no total, dentre eles 2X e 1Y).

>> Síndrome de Turner

     Os indivíduos possuem apenas um cromossomo sexual: o X. São, portanto, mulheres. Alguns dos sinais clínicos dessa síndrome são: estatura pequena; ovários não-funcionais; pescoço curto e largo; anomalias renais. Cariótipo: 45,X0 (0 = ausência de um cromossomo sexual).

     Atualmente já existem testes que identificam, desde a oitava semana de gestação, se o bebê gerado é portador de alguma anomalia cromossômica.

Tânia Rosa vermelha

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Reino Animal

 

 

Características gerais dos animais

>> Animais diblásticos apresentam dois folhetos germinativos (endoderme e ectoderme) e animais tribásticos apresentam três folhetos germinativos (endoderme, mesoderme e ectoderme).

> Os animais tribásticos, dependendo de sua organização interna, podem ser:

* Acelomados: sem cavidade corporal, excetuando-se a cavidade digestória.

* Pseudocelomados: a cavidade corporal – pseudoceloma – é revestido por mesoderme e por endoderme.

* Celomados: a cavidade corporal – celoma – é totalmente revestida pela mesoderme.

001

>> De acordo com o plano de simetria corporal, os animais podem ser:

* Radiais: vários planos possíveis de cortes longitudinais dividem simetricamente o animal.

* Bilaterais: apenas um plano de corte longitudinal forma duas metades simétricas.

002 (2)

>> O sistema digestório pode ser incompleto (uma única cavidade) ou completo (com boca e ânus)

>> Alguns animais são protostômios (o blastóporo do embrião origina a boca); outros, deuterostômios (o blastóporo origina o ânus).

>> O sistema circulatório pode ser aberto (quando o sangue sai dos vasos e cai nos espaços entre os tecidos corporais) ou fechado (quando o sangue sempre circula dentro de vasos.

>> O desenvolvimento dos animais pode ser direto (sem estágio larval) ou indireto ( com estágio larval). No caso dos insetos, existem representantes ametábolos ( com desenvolvimento direto Ex.: traça) hemimetábolos (com metamorfose imcompleta. Ex.: barata, gafanhoto) e holometábolos (metamorfose completa. Ex.: pernilongo, mosca, abelha).

Relações filogenéticas do reino animal

> A árvore filogenética a seguir resume as relações de parentesco evolutivo entre os animais.

003

> A presença de um endoesqueleto mesodérmico e o fato de serem deuterostômios, entre outras características, levam os biólogos a considerar os equinodermos com os invertebrados evolutivamente mais próximos dos cordados, filo ao qual pertencemos.

 

 

 

 

 

Rosa vermelha Tânia Rosa vermelha

sábado, 15 de setembro de 2012

Não acorde o câncer que dorme em você (vídeo)








Mitose - 2ª série EM

Mitose (vídeo)









Divisão celular

 

Ciclo celular e mitose

>> O ciclo celular é dividido em interfase e divisão celular. A interfase representa cerca de 95% do tempo de vida de uma célula, sendo subdividida nas fases:

> G1 – não há atividade relacionada com o processo de divisão celular (a letra G deriva da palavra inglesa gap, que significa intervalo).

> S – ocorre a duplicação do DNA, fundamental para a divisão celular (a letra S deriva da palavra síntese, que no caso é de DNA).

> G2 – a síntese de DNA já se completou; é a  fase que antecede a mitose.

Divisão Celular

     A divisão celular propriamente dita envolve processos de divisão do núcleo e do citoplasma (citocinese). A citocinese das células animais é centrípeta e a dos vegetais, centrífuga.

     A mitose é um dos mais importantes e o que possibilita a existência e a manutenção da vida. Para os organismos formados por uma única célula, é por meio da mitose que se da a reprodução, e , para aqueles formados por muitas células, como as plantas e os animais, é por meio da mitose que ocorrem o crescimento e a manutenção do organismo.

     Por meio da mitose, o embrião humano se desenvolve. Em 24 horas, uma única célula dá origem a duas; depois a outras e mais outras, em 39 semanas, haverá um indivíduo completo, formado por trilhões de células.

     Evento semelhante acontece com os vegetais, que se origina de uma semente ou que recupera os seus galhos, folhas e frutos após a poda. Isso só é possível porque as células se dividem por mitose, dando origem a outras iguais.

     no corpo humano  a mitose não ocorre do mesmo modo em todas as células. Enquanto células embrionárias se dividem em poucas horas, células do esôfago levam dias para realizar o mesmo processo, as células nervosas e musculares adultas nunca se dividem. Por isso é que lesões em células nervosas podem ser fatais, e doenças que levam à degeneração dessas células, como Alzheimer e Parkinson, são irreversíveis.

     Esquema da mitose

002

O uso da colchicina durante a divisão celular

     A colchicina é uma substância utilizada experimentalmente em Citologia para interromper a mitose na metáfase, fase em que os cromossomos se encontram no máximo de sua conden~sação. Com isso, é possível estudar o número, a forma e o tamanho dos cromossomos das células de diferentes espécies.

     A colchicina atua especificamente sobre o fuso, impedindo que os microtúbulos se organizem. Portanto, a divisão celular progride só até a metáfase, não ocorrendo anáfase.

 

Mitose e Câncer

     A mitose também é um dos processos envolvidos na formação de um tumor. Qualquer problema em uma das etapas do ciclo celular pode levar à multiplicação descontrolada das células e ao surgimento de tumores. Esse tumor pode ficar restrito a determinado local ou alcançar a corrente sanguínea, dando origem às metástases.

 

001

 

Ultravioleta e câncer

     As autoridades de todo o mundo mostram-se alarmadas com o grande aumento da incidência do câncer de pele. A frequência do melanona dobrou na última década na Austrália, a campeã do câncer cutâneo, mas fato idêntico ocorreu no norte da Europa. […]

     Alguns sem dúvida procurarão atribuir essa explosão à rarefação da camada de ozônio que periodicamente ocorre na estratosfera. […] Mas é relativamente pequena a contribuição dessa rarefação, embora as medidas tomadas contra o uso de clorofluorcarbonados e outros produtos que para ela concorrem tenham diminuído um pouco a incidência do carcinoma. […]

     O maior responsável pelo crescimento do câncer de pele, segundo especialistas dos EUA, é o hábito de expor o corpo por muito tempo ao sol, nas praias e também em salões de bronzeamento.

     Os três principais tipos de câncer cutâneo (o carcinoma escamocelular, o basal e o melanoma) desenvolvem-se na epiderme, que é a camada externa da pele. […]

     As células epidérmicas tornam-se malignas quando o seu DNA (material genético) se divide sem controle. Essa transformação pode ter muitas causas, como exposição excessiva ao raios X, queimaduras, irritações repetidas ou doenças infecciosas. Maso culpado mais comum é a radiação ultravioleta. […] Convém lembrar que o UV exerce ação supressiva do sistema imune que talvez explique em parte a sensibilidade das células a seus efeitos. A hereditariedade também pode contribuir para o aparecimento do câncer.

     Os carcinomas basais raramente formam metástases (disseminação do tumor a outros pontos), ao contrário  dos escamosos. Os melanomas também produzem metástase, mas sua origem muitas vezes é diferente. Eles podem aparecer em àreas de pele geralmente cobertas pelo vestuário e resultam de episódios repetidos de queimaduras solares com formação de bolhas.

Reis,José. Ultravioleta e câncer. Folha de Sâo Paulo, 2 jan. 2000.

 

Fonte:

Sônia Lopes e Sergio Rosso – volume único – Ed. Saraiva

Caderno de revisão – Biologia – Ed. Moderna

Caderno do aluno – Vol. 1 – 2ª série EM – SEE – SP.

 

natureza

                                                                                                                                                                                   Rosa vermelha Tânia

quinta-feira, 13 de setembro de 2012




Tipos de reprodução
> O brotamento e a fragmentação são exemplos de reprodução assexuada. nas briófitas, os gametófitos podem sofrer fragmentação e os pedaços originam novos gametófitos. Em algumas espécies de pteridófitas e de angiospermas, há brotamento de folhas e raízes a partir de pontos vegetativos do caule que cresce paralelo à superfície ou logo abaixo dela.
> Evolutivamente, é possível que houve a substituição da fase gametofítica, como fase dominante, pela fase esporofítica; a independência da água líquida para a fecundação; o aparecimento da semente e o aparecimento do fruto.
> As briófitas dependem da água para completar seu ciclo de reprudução sexuada.
> As pteridófitas também dependem da água líquida para completar o ciclo de reprodução sexuada.

> As fanerógamas – grupo que reúne as gimnospermas e as angiospermas – produzem semente e os gametas masculinos não precisam do meio líquido para encontrar os gametas femininos, sendo transportados de diversas formas, no processo denominado polinização.
> Nas gimnospermas, o microstrobilo ( estróbilo masculino) é um ramo diferenciado que reúne vários microsporofilos, os quais produzem os micrósporos haploides que originarão os grãos de pólen. Cada grão de pólen contém um microgametófito imaturo em seu interior. O megasporofilo (estróbilo feminino) contém o megasporângio, no interior do qual ocorre a produção de megásporo que originará o megagametófito. O desenvolvimento do megagametófito no interior do megasporângio resultará na constituição do óvulo.
> As flores das angiospermas são as estruturas reprodutoras; nelas está presente o ovário que contém os óvulos. Os óvulos originam as sementes e os ovários, os frutos.




Núcleo e Divisão celular - (2ª série–EM)

 

Núcleo celular

>> Componentes básicos:

> Carioteca: membrana que envolve o núcleo

> Cromatina: conjunto de cromossomos descondensados

> Nucléolo: região nuclear envolvida com a síntese de ribossomos

Cromossomos

cromossomo

> Em determinados momentos do ciclo celular, os cromossomos estão duplicados, sendo formados por duas cromátides – irmãs, unidas pelo centrômero. A posição do centrômero identifica os diferentes tipos de cromossomos.

> Cromossomos homólogos apresentam a mesma posição do centrômero, o mesmo tamanho e a mesma sequência de genes. A espécie humana possui 22 pares de cromossomos homólogos e mais os cromossomos sexuais ( 23 pares ou 46 cromossomos). de cada par de cromossomos homólogos, um exemplar é herdado do pai, no espermatozóide, e outro da mãe, no óvulo.

> Células diploides (2n) apresentam pares de cromossomos homólogos (conjunto completo no caso do ser humano 46 ou 23 pares); células haploides (n) têm apenas um representante de cada tipo de cromossomo da espécie (apenas um lote cromossômico; no caso do ser humano 23). O conjunto de cromossomos típico de uma espécie é denominado genoma.

> De modo geral, as células somáticas são diploides e os gametas (células sexuais), haploides.

51

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atividade–Caiu no SARESP

 

Atividade – Questões do SARESP – Profª Tânia – Biologia - 2012.

Questão 01

Os fósseis são evidências importantes para a evolução. Tanto os fósseis como as evidências anatômicas indicaram que aves, tartarugas, crocodilianos, lagartos e cobras estão relacionados evolutivamente de forma diferente da classificação tradicional. O cladograma a seguir ilustra as relações evolutivas entre esses grupos.

clip_image001

Analisando o cladograma, pode-se concluir que:

A)

A seria o ancestral comum de aves, tartarugas e lagartos.

B)

B seria o ancestral comum de lagartos, serpentes e crocodilianos.

C)

C seria o ancestral comum de todos os animais citados.

D)

A seria o ancestral mais aparentado com lagartos do que o ancestral B.

E)

C seria o ancestral comum com origem evolutiva mais recente do que o ancestral B.

Questão 02

Para compreender a origem da vida na Terra, é necessário compreender a origem das células, uma vez que toda vida conhecida está organizada a partir das células ou, como ocorre no caso dos vírus, depende das células para se manter e reproduzir.

As diferentes teorias a respeito da origem e evolução celular indicam que as primeiras células surgiram em um ambiente inóspito, pobre em oxigênio, conhecido como sopa pré-biótica, onde ocorria síntese espontânea de biomoléculas complexas que eram utilizadas por essas células.

Considerando essas informações e a baixa complexidade das primeiras células, é correto afirmar que elas se caracterizavam como:

A) Procariotas autótrofas, por serem capazes de produzir seu próprio alimento

B) Eucariotas heterotróficas, por se alimentarem de compostos orgânicos do meio

C) Eucariotas autótrofas, por conseguirem energia do Sol por meio da fotossíntese

D) Procariotas heterotróficas, por se alimentarem de compostos orgânicos do meio

Questão 03

Leia o fragmento do texto a seguir, escrito pelo médico e botânico Jean Baptiste Van Helmont (1577 – 1644).

“... colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos ...”

Com base no texto, é possível afirmar que, durante este período, existia a ideia de que os seres vivos

A) Só surgem através de mecanismos de reprodução

B) Poderiam surgir a partir da matéria sem vida

C) Se modificam ao longo do tempo

D) São provenientes de outros locais do Universo

Questão 04

Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos.

A tabela abaixo mostra a diferença de sequência de aminoácidos no citocromo C de algumas espécies em relação ao ser humano.

Espécie

Aminoácidos diferentes em

Relação ao ser humano

chimpanzé

0

gorila

1

cachorro

11

galinha

13

cascavel

14

atum

21

inseto

31

fungo

48

Essa é uma evidência bioquímica que mostra que

A) existe pouca diferença genética entre todas as espécies

B) os répteis estão mais próximos dos fungos que das aves

C) o chimpanzé é o animal geneticamente mais próximo do ser humano.

D) o ser humano descende dos grandes macacos do continente africano

E) cachorros são mais próximos dos seres humanos do que gorilas

Questão 05

As angiospermas, além de apresentarem frutos, em muitos casos possuem flores cujas pétalas são coloridas, vistosas e perfumadas.

Flores com essas características representam uma vantagem adaptativa para o grupo porque

A) produzem muito mais pólem que qualquer gimnosperma

B) atraem agentes polinizadores como pássaros e insetos

C) independem da atuação de qualquer agente polinizador

D) sempre realizam a autofecundação, dando origem a muitos frutos

E) suas cores são um alerta de que elas são muito tóxicas

Questão 06

Até há poucos anos não se sabia a relação existente entre a nossa espécie (Homo sapiens) e o Homo neanderthalensis. As últimas descobertas de fósseis e a análise de DNA de ambas as espécies permitiram a construção de novas árvores filogenéticas como a que segue.

clip_image003

A partir da análise dessa representação, pode-se afirmar que o

A) Homo sapiens se originou do Homo neanderthalensis

B) Homo neanderthalensis se originou do Homo sapiens

C) Homo neanderthalensis é uma subespécie do Homo sapiens

D) Homo sapiens e Homo neanderthalensis têm uma origem comum

E) Homo erectus não apresenta parentesco com os demais hominídeos

Questão 07

A cultura de tecidos vegetais permite a propagação assexuada em larga escala de várias espécies, como por exemplo, de orquídeas e violetas. Através dessa técnica, é possível obter até milhares de plantas idênticas, a partir de fragmentos de tecido de uma única planta.

003

A produção de plantas por meio dessa técnica apresenta como desvantagem

A) a redução do tamanho da planta

B) a redução da variabilidade genética

C) o aumento dos custos com o plantio

D) o aumento da variabilidade genética

E) a estabilização do número de mutações

Questão 08

Muitos cientistas discutem se os vírus são seres vivos ou não. Alguns os classificam como seres vivos por serem capazes de transmitir suas características para novas gerações, enquanto outros acham que eles não podem ser considerados vivos por não apresentarem uma característica fundamental das formas vivas, ou seja, a presença de

A) patas

B) pele

C) proteínas

D) células

Questão 09

Sexo seguro é o nome dado à prática de sexo sem o risco de que as pessoas envolvidas sejam contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

esta segurança só pode ser atingida através da prática sexual com parceiro (a) comprovadamente sadio ( a) ou quando ocorre sem o contato de fluídos corpóreos, como esperma, secreção vaginal e sangue.

Fonte: <http:// www.dst.com.br>. (adaptado)

Sobre esse assunto, podemos afirmar que:

A) a camisinha (ou preservativo) atua prevenindo a gravidez, mas não as DSTs

B) ao evitar o contato entre o esperma e a vagina, também prevenimos a gravidez

C) as DSTs são doenças muito raras, apenas grupos de risco podem apresentá-las

D) apenas a mulher pode contrair DSTs ao fazer sexo com troca de fluídos corpóreos

Questão 10

Para um organismo ser saudável, é importante ter uma dieta equilibrada. No caso dos carboidratos, o principal substrato energético do nosso organismo, eles devem constituir de 60% a 70% da nossa alimentação diária. Para isso devemos ingerir, como fonte de carboidratos, alimentos como:

A) frutas e legumes

B) carnes e ovos

C) laticínios e oléos vegetais

D) pães e massas

 

gifs-orkut-animal-100