segunda-feira, 23 de julho de 2012

Reino Plantae

 

 

 

 

Características Gerais

>> Plantas são seres vivos eucarióticos, multicelulares e autotróficos.

>> Plantas podem ser divididas em dois grupos:

> Avasculares: Briófitas

> Vasculares: Traqueófitas

     As plantas vasculares com sementes são chamadas espermatófitas.

 

 

Cladograma do Reino vegetal

 

Briófitas

>> São plantas avasculares pequenas e de organização corporal simples, que vivem em ambientes úmidos e sombreados. São divididas em três grupos:

> Bryophyta: musgos

> Hepatophyta: hepáticas

> Anthocerophyta: antóceros

>> Os gametófitos (fase haploide e produtora de gametas) fixam-se ao substrato por estruturas filamentosas denominadas rizóides. A absorção de água e nutrientes ocorre por todo o corpo da planta e a distribuição interna dessas substâncias ocorre por difusão, célula a célula.

Pteridófitas

>> São plantas que apresentam vasos condutores de seiva (xilema e floema) e não formam sementes.

     Podem ser divididas em quatro grupos:

> Pterophyta: samambaias e avencas

> Lycophyta: licopódios e selaginelas

> Psilotophyta: (psilófitas como Psilotum nadum)

> Sphenophyta: cavalinha

>> os gametófitos e esporófitos se desenvolvem independentemente. No ciclo de vida das pteridófitas, há redução da fase gametofítica e o esporófito se torna a fase dominante.

Gimnospermas

>> São plantas que formam sementes – estruturas reprodutoras que se constituem a partir do óvulo. As sementes das gimnospermas não estão envolvidas por frutos e, por isso, são chamadas de sementes nuas. Estão divididas em quatro grupos:

> Coniferophyta: coníferas, como pinheiros e sequoias

> Cycadophyta: cicas

> Gnetophyta: gnetófitas, como a efedra

> Ginkophyta: gincófitas, como a Ginko biloba

>> As estruturas reprodutivas dessas plantas são os estróbilos, que geralmente apresentam a forma cônica.

 

Angiospermas

>> São plantas que, além de vasos condutores diferenciados e sementes, apresentam flores e frutos. Os frutos são estruturas formadas a partir do desenvolvimento do ovário da flor e desempenham papel na proteção e na disseminação das sementes. A disseminação  das sementes promove o afastamento dos novos esporófitos do local em que se encontra a planta – mãe, permitindo a colonização de novos ambientes e aumentando as chances de sobrevivência da espécie.

 

 

>> Atualmente são classificadas na divisão Anthophyta (do grego: ánthos = flor), e são divididas em três grupos : monocotiledôneas, eudicotiledôneas e dicotiledôneas basais.

     A característica que dá nome a esses grupos é o número de cotilédones na semente: as monocotiledôneas têm um cotilédone  e as eudicotiledôneas e as dicotiledôneas basais têm dois. O grupo das dicotiledôneas basais compartilha outras características com as monocotiledôneas, como tipo de pólen e a presença, na maior parte dos casos, de flores trímeras.